Alimentação consciente – Tenha longevidade com saúde

Alimentação consciente sem desperdício de comida. Tenha longevidade com saúde conhecendo um pouco mais sobre um assunto tão importante no dia de hoje. Onde os alimentos estão cada vez mais caros e continuamos a desperdiçá-los.

Quantas vezes na sua vida você deixou uma comida no prato? teve que jogar fora? Ou simplesmente o alimento estragou na geladeira porque alguém estava cansado de comer aquela mesma comida durante alguns dias.

Entretanto precisamos saber mais sobre o assunto relacionado a comida para ver como podemos tratar melhor as nossas refeições. Para assim conseguirmos uma alimentação consciente e assim evitar com que exista o desperdício.

Uma alimentação consciente e sem desperdício é sustentável. Além de evitar os corriqueiros desperdícios de alimento você poderá utilizar o resto do seu alimento para fazer compostagem para a sua horta em casa.

Se pensarmos bem, poucas pessoas têm uma horta em casa e ela pode ser desenvolvida de inúmeras maneiras. Já vi o pessoal ter espaço em um terreno extremamente fértil e não usar para desenvolver alguma hortaliça ou até mesmo frutas.

Alimentação consciente

Alimentação consciente entenda o “Mindful” eating”.

A Marinha do Brasil documentou recentemente o poder da alimentação consciente. E ressalta que depois da pandemia a nossa rotina no avesso trouxeram problemas alimentares causados pelo estresse e a ansiedade. Ocasionando problemas no trabalho, nas relações sociais, corpo e mente.

O que acontece é que com pouco tempo dentro de casa as pessoas andam optando por fazer uma alimentação baseada no estado emocional.

Então se ela está com pressa provavelmente não vai ter uma dieta responsável e vai partir para um fast food. Buscando um alimento de baixo teor nutricional e alto teor calórico que momentaneamente vai suprir uma vontade ou necessidade pessoal. Pelo simples fato de sentir um bem estar. 

A Marinha do Brasil reforça que a alimentação é um ato instintivo, natural e essencial. Estabelecer uma relação saudável com a comida é uma forma de comer conscientemente (Mindful Eating).

Uma alimentação de forma consciente, você aprende que restrição não é a solução para emagrecer. Não é preciso abdicar de algumas comidas e que não precisa fazer a dieta da moda para obter resultados rápidos e temporários.

 Aprende a impor limites e a identificar quando, de fato, está satisfeito;a ter autopercepção e autoconhecimento sobre as escolhas e os alimentos. E a reconhecer os sinais de fome, vontade e saciedade esses são os caminhos para uma alimentação ideal

A alimentação consciente é estar conectado com aquilo que se está comendo. Preste atenção, olhe os alimentos, e perceba as suas diferentes cores e o que cada uma delas sinalizam em termos de nutrição.

Todavia questiona se aquele prato está equilibrado! E se a quantidade que colocou não é excessiva, pois o desperdício alimentar não pode acontecer em um mundo com os tempos de hoje.

Quando fazemos muita comida o ideal é congelar uma parte para que durante o passar do tempo você não enjoe de comer a mesma comida. Durante um determinado tempo, é natural enjoar, mas não fuja por isso da alimentação consciente. 

Dia 16 de outubro é o dia da alimentação, mas não lembre de sua alimentação saudável somente neste dia.

Alimentação consciente 1

Dra Fátima Fonseca explica a Refeição Consciente

O Mindful Eating pode promover uma nova abordagem da forma como as pessoas estão se alimentando do ponto de vista nutricional, mental e físico. Quase não percebemos as sensações e os diferentes sabores que estão ali presentes na refeição que você está comendo naquele momento.

O alimento pode trazer algumas memórias também do decorrer da sua vida. Muitos alimentos fazem nós irmos no passado e recordarmos de algum momento, alguma pessoa ou o prato marcante que alguém faz.

Não é fácil lembrarmos todos os dias de se concentrar no momento da alimentação. Prestar atenção em todos os detalhes que estão vindo durante aquela refeição equilibrada do seu dia.

Todavia vamos ter uma base agora da quantidade de coisas que podemos fazer para poder praticar o Mindful Eating durante as nossas alimentações.

  • Sente-se confortavelmente no local da refeição
  • Desligue o seu celular durante a refeição
  • Não tenha pressa ao comer 
  • Acalme a respiração e observe
  • Se concentre no sabor da sua refeição saudável
  • Avalie a sua fome junto com a saciedade 

São inúmeras as percepções que podemos ter ao estar se alimentando de uma forma saudável. Nas questões corporais você vai perceber que está mais disposto, sua pele está melhor e mais jovem, seu intestino funcionando como um reloginho

Sua cabeça estará mais leve para pensar nos compromissos do dia a dia. Sem aquele peso e aquela indisposição psicológica que dá quando você joga uma bomba calórica dentro do seu organismo e ficará com peso na consciência.

Provavelmente  já ouviu falar que você é aquilo que come. Essa frase não precisa ser interpretada de forma absoluta, mas que ela faz muito sentido, isso ela faz

alimentação consciente 2

Como evitar desperdício na alimentação Saudável

Vamos aprender algora algumas formas de evitar o desperdício de alimento. O que é um dos principais problemas de quem não se habituou a ter uma alimentação consciente são elas :

Quantidade

Saiba o tamanho da sua fome para não deixar comida no prato e faça uma quantidade dentro da alimentação consciente para não venha a estragar

Escolha frutas menos maduras

Escolha as frutas menos maduras, conforme elas forem amadurecendo na sua mesa você vai escolhendo as frutas que estão no ponto.

Congele a sobra 

Congelar o alimento é proteger aquela refeição saudável de perecer em sua geladeira.

Não misture talheres

O oxigênio é o responsável pelo alimento estragar, a temperatura também. Mas o campeão é aquela colher que já foi na boca e volta para a panela.

Salgar o alimento

Este é um processo muito antigo contra o desperdício dos alimentos, a técnica era ideal para peixes, carnes e proteínas. 

Fazer compostagem

Agora sim, quando sobrar, casca de ovo, casca de frutas e legumes. Junte para fazer uma compostagem e deixar o seu jardim também ainda mais saudável.

Preciso ser vegetariano para ter uma alimentação ideal ?

O vegetarianismo é uma opção para as pessoas que não querem que exista a exploração e os maus tratos dos animais. É muito mais do que uma alimentação consciente. Ser vegetariano é muito interessante também, mas não significa uma alimentação ideal.

Alimentação ideal é uma alimentação que vai servir tudo aquilo que você precisa para estar saudável e sem desperdícios. 

Para aprofundar um pouco mais o assunto é necessário estudo e prática da alimentação consciente.

Separamos o melhor ebook do mercado que ensina você a como executar o Mindful Eating na sua casa e onde estiver.

Entre no mundo da refeição equilibrada e da alimentação consciente agora mesmo com este curso e tenha uma vida muito mais saudável.

Somente nas próximas 8 horas você vai ganhar 2 cursos para melhorar a sua qualidade de vida um sobre Alimentação Consciente e outro Sobre Vegetarianismo 

                                                    Clique aqui e adquira seu EBOOK.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *